segunda-feira, 25 de abril de 2011

Objetivos da ARENA LUTAS

Com o interesse em participar mais ativamente na sociedade a Academia ARENA em parceria com a Escola, esta apresentando o projeto de iniciação esportiva em Luta Olímpica e Greco Romana.
A preocupação em participar mais ativamente na formação de jovens da cidade de Poços de Caldas levou a academia ARENA (em principio atuava na formação de praticantes e atletas de Jiu Jitsu) a participar de uma nova empreitada na área Olímpica. Infelizmente o Jiu Jitsu ainda não se tornou um esporte Olímpico, e por esse motivo a academia buscou junta a FEDERAÇÃO DE LUTA OLÍMPICA E ASSSOCIADAS DE MINAS GERAIS, o credenciamento de seu professor, para que o mesmo possa ministrar aulas e ser o responsável por filiar e desenvolver a pratica do esporte na região do sul de minas.
Vimos como o esporte pode mudar a vida de muitos jovens quando os mesmos têm a oportunidade de praticar sertas modalidades, natação, atletismo, futebol, vôlei são alguns esportes bem sucedidos em projetos sociais.
Queremos trazer uma nova modalidade de luta para que os jovens que tenham interesse em praticá-lo, possam usufruir de todo o conhecimento e disciplina que envolve o esporte. Considerada o esporte mais velho da história, essa modalidade está presente nas competições olímpicas desde a Era Antiga em 776 a.C. Também foi uma das categorias disputadas na primeira Olimpíada da Era Moderna em Atenas em 1896. Nesse período, participava das decisões apenas o estilo greco-romano, (hoje Luta Olímpica). A luta livre entrou em cena a partir de 1904 nos Jogos de Saint Louis, nos EUA.
A diferença fundamental é que, na greco-romana, o lutador usa apenas os braços e o tronco, enquanto na luta livre é permitido o uso das pernas e o ataque abaixo ou acima da cintura do adversário, tornando os combates mais acirrados.
Há indicações de que os egípcios tenham sido os criadores da luta. Existe ainda uma série de outras teses sobre a origem desse esporte.
Sabe-se que o nome greco-romano surgiu exatamente dos duelos entre gregos e romanos, séculos antes de Cristo. Povos asiáticos de diferentes etnias praticaram luta através dos séculos, com os mais variados estilos, desde a Mongólia até o Pacífico sul. Ao mesmo tempo, na Europa floresceram modos diferentes de lutar na Suíça, Ilhas Britânicas, Rússia, Turquia e Islândia.
Ensinar os princípios básicos e avançados da Luta Olímpica, a seus alunos, faz com que a escola  participe mais na formação de atletas. Com a proximidade das Olimpíadas no Brasil a formação de atletas se faz necessária.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário